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Compromisso com a comunidade

 
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  • A SOLSIL
    Para além de uma política de prestação de serviços à comunidade, a SOLSIL desenvolve uma atitude mais interventora, com objectivos preventivos e pedagógicos para a promoção da cidadania e desenvolvimento pessoal e social.
    A SOLSIL, com o apoio de vários serviços, das comunidades locais e em parceria com outras Instituições sociais, tem como prioridade a integração social das crianças, Jovens, idosos e respectivas famílias, privilegiando um trabalho de rede, que pretende ser uma resposta polivalente e multifuncional. Assim, a SOLSIL trabalha numa lógica de complementaridade, tendo por base Projectos e Programas que vão sendo desenvolvidos tendo em atenção a população que beneficia dos seus serviços e valências, bem como grupos em processo de inclusão social.
    Actualmente, no conjunto das suas actividades, a SOLSIL abrange uma população muito vasta, que se pode contar em mais de um milhar de pessoas.

    1.1. Missão e Visão

    Missão: Solsil, Associação de Solidariedade Social do Silveiro, rumo à excelência a nível técnico, administrativo e humano.

    Visão:
    1. Seremos uma instituição de referência pelo conjunto de valores transmitidos e pelas competências desenvolvidas às crianças e jovens que acolhemos.
    2. Desenvolveremos na instituição serviços de valor acrescentado para a comunidade.
    3. Seremos uma instituição reconhecida pela qualidade dos serviços proporcionados.

    1.2. Política de Qualidade

    A Política de Qualidade assume-se como elemento estruturante de todo o Sistema de Gestão da Qualidade. A sua formulação e configuração para o SGQ permitem a sua adequação contínua e suporte efectivo para o estabelecimento dos Objectivos da Qualidade.
    Com vista à satisfação das necessidades dos clientes e ao bom funcionamento da organização, todos os colaboradores assumem a responsabilidade de cumprir com as disposições do Sistema de Gestão da Qualidade e ficam comprometidos com os seguintes princípios, que constituem a Política de Qualidade da SOLSIL:

    1.2.1. A imagem de Confiança transmitida pela Instituição:

    A SOLSIL, pela sua história recente de bem servir e de proximidade do cliente, aufere de uma imagem de confiança, que constitui um factor distintivo relevante e diferenciador que urge capitalizar e potenciar.
    Realizamos as nossas tarefas de maneira confiante, flexível, competente e atempada.
    Mediante a procura de novas tecnologias, validamos e adaptamos a cada caso de aplicação específico e produzimos vantagens para o Cliente.
    A avaliação dos processos e o retorno da informação do Cliente são pontos de partida para melhorias permanentes.

    1.2.2. A cultura Institucional:

    A Solsil tem uma missão, objectivos e um sistema de valores, comuns a todos os associados que compõem o tecido humano da Instituição que pautam por regras de conduta ética, de respeito da integridade humana e de bem servir o cliente.

    1.2.3. A Satisfação dos clientes:

    O Cliente e a sua satisfação constituem o ponto central dos serviços prestados pela Solsil.
    Queremos reagir de forma rápida e flexível perante os desejos e necessidades do Cliente, cumprindo os requisitos aplicáveis e promovendo o desenvolvimento organizacional tendo em vista garantir ao cliente níveis de serviço elevados, preços competitivos, serviços adequados às características específicas e às necessidades de cada cliente, o qual deverá reconhecer a SOLSIL como parceiro privilegiado no exercício das suas capacidades competitivas.
    As necessidades do Cliente marcam a nossa forma de pensar e actuar.

    1.2.4. A existência de Pessoas Qualificadas e Motivadas:

    O desenvolvimento das actividades da SOLSIL, envolve nas diferentes fases da cadeia de valor uma elevada participação dos activos humanos e, no seu contacto directo com os clientes, os colaboradores são, simultaneamente, vendedores e conselheiros, garantes da fiabilidade do serviço, o que requer processos de formação, valorização de competências e desenvolvimento socioprofissional contínuo e de motivação para o Serviço ao Cliente.
    Colaboradores com boa formação contribuem com as suas ideias e conhecimentos técnicos para o êxito da Instituição.
    Os Colaboradores identificam-se com a Instituição e manifestam disposição para o trabalho e são de confiança.
    Os nossos superiores são um exemplo na sua constante actuação e transmissão de conhecimentos;
    O rendimento e lealdade dos Colaboradores, devido à sua satisfação nas suas funções e actividades exercidas, perspectivam remuneração orientada para a produtividade e cumprimento de objectivos, tarefas diversificadas, polivalência e um bom ambiente na Instituição.
    A prevenção de acidentes de trabalho através do envolvimento de todos os Colaboradores e da consolidação de uma cultura de boas práticas ao nível da Higiene e Segurança no Trabalho.

    1.2.5. As Parcerias:

    Num contexto em que a especialização, a complementaridade e a globalização estão cada vez mais presentes, a partilha de capacidades, de riscos, de mercados, recomenda o recurso a parcerias.
    A SOLSIL trabalha de forma abrangente e integrada, complementando a sua actividade através das parcerias formais e informais estabelecidas.


    1.2.6. A Responsabilidade Perante a Sociedade

    A Solsil está consciente da responsabilidade perante a sociedade. Consequência lógica é um trato responsável dos nossos recursos, Colaboradores e serviços;
    Incremento da aceitação e aumento do valor de mercado através de um maior conhecimento da nossa Instituição pela comunidade envolvente;
    A melhoria do desempenho ambiental e a prevenção de impactes suportada pelo recurso à tecnologia, à formação e informação;
    A prevenção de acidentes regula as nossas actividades operacionais, minimizando o risco de danos em propriedade de terceiros e próprios.


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